quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Escrita criativa

A escola tem como tarefa tornar os alunos aptos a criar textos que lhes deem acesso às múltiplas funções que a escrita desempenha na nossa sociedade.

Uma das funções da escrita é a de escrever para criar, tentando desenvolver, nos alunos, uma relação positiva com a escrita.

Crente da indispensabilidade de contribuir para a educação e formação dos alunos, pretendo com este trabalho, a escrita criativa, estimular as perceções, a imaginação e interpretações das crianças sobre o mundo que as rodeia, aprendendo a transferir os seus pensamentos e opiniões e, a descoberta de uma sensibilidade criativa, através da atividade lúdica da escrita.

Os livros, as histórias e as poesias fazem parte do dia-a-dia dos alunos do 1º C.

Depois de lermos várias lengalengas da escritora Luísa Ducla Soares, escolhemos uma para trabalhar "O que está…”.
http://www.ecolenet.nl/tellme/poesia/lenga-varanda.htm

Brincamos com as rimas e depois fizemos nós uma lengalenga dedicada à época que atravessamos – O Natal.
Ficou um trabalho muito giro!

Querem ver?
Aí está ele!

O   que   está...

O   que   está   na   chaminé ?
Um   Pai   Natal   a   coçar   o   pé.

O   que   está   na   árvore   de   Natal ?
Um   presente   com   sal.

O   que   está   na   chaminé ?
Um   Pai   Natal   com   boné.

O   que   está   na   árvore   de   Natal ?
Uma   fita   no   postal.

O   que   está   na   chaminé ?
Um   Pai   Natal   a   beber   café.

O   que   está   na   árvore   de   Natal ?
Uma   bola   de   cristal.

O   que   está   na   chaminé?
Uma   meia   com   chulé.      
                                                       1º C
Mil estrelinhas para vocês!                  

2 comentários:

  1. Bom dia,

    Este fim-de-semana brincámos muito com as rimas desta brincadeira da escola.
    Continuem assim é o que desejamos, vendo a evolução em cada dia que passa.
    Beijinhos para a turma.

    ResponderEliminar
  2. Nota-se uma evolução imensa de dia para dia.

    Parabéns!!

    ResponderEliminar