terça-feira, 29 de novembro de 2011

Nós e a Matemática

 Tratamento de dados

No seu dia-a-dia, os alunos lidam com vários géneros e fontes de informação, em boa parte transmitida através dos meios de comunicação social. Muita dessa informação é apresentada na forma de gráficos, tabelas ou através de linguagem corrente usando termos estatísticos. Para que a informação possa ser compreendida é indispensável que os alunos comecem desde cedo a tomar contacto com esses termos e representações e a desenvolver progressivamente a capacidade não só de interpretar, como de selecionar e comentar a informação que recebem. 



Material Cuisenaire 
 Este material tem esse nome devido ao seu criador: Emile Georges Cuisenaire, (1891-1980).


A cada cor corresponde a cada número:

1 – Cor da madeira

2 – Vermelho

3 – Verde

4 – Lilás

5 – Amarelo

6 – Verde escuro

7 – Preto

8 – Castanho

9 – Azul

10 - Laranja

 
Manipulando as peças as crianças aprendem com facilidade a adição, a subtração e conceitos como “o dobro de”, ou “a metade de”, de uma quantidade.



  Mil estrelinhas para vocês!

Sem comentários:

Enviar um comentário